Existe mesmo um novo vírus da Gripe circulando?

Novo Vírus da Gripe?

A informação de que um novo vírus da gripe estaria circulando e causando epidemia na população foi desmentida pelo Ministério da Saúde (MS). O boato estava circulando por meio das redes sociais e por mensagens de celular. Segundo a notícia falsa (fake news) esta epidemia seria causada por uma cepa gerada pelo H1N1, intitulada H2N3. O órgão esclareceu que não existe uma cepa “H2N3” de vírus da influenza no Brasil.

Os vírus de influenza que atualmente circulam no país são o influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. A pesquisadora do Instituto Evandro Chagas (IEC), a bióloga Mirleide dos Santos, reforçou que a população não precisa entrar em pânico e que esta epidemia de gripe é sazonal com as cepas já conhecidas.

De acordo com a pesquisadora que é especialista em saúde pública, a vacinação continua sendo eficaz, assim como as formas de prevenção de gripe como lavar bem as mãos com água e sabão ou álcool gel, evitar locais com aglomerações e beber bastante líquidos.

Ainda, segundo Rita Medeiros, virologista, o vírus Influenza A H3N2 já circula na população humana há 50 anos, desde a pandemia de Hong Kong, que ocorreu em 1968, e nas últimas 5 décadas tem sido responsável pela maioria dos casos de gripe no mundo.
O vírus H3N2 tem potencial de gravidade como o H1N1, sendo uma cepa que já faz parte da vacina trivalente há muitos anos.

Se você apresenta sintomas gripais mais graves ou pertence a um grupo de risco e tem sintomas, procure atendimento médico!

FONTES :
ORM notícias
Dra Rita Medeiros, infectologista e virologista (UFPA) @ritaclosset

https://www.facebook.com/draflaviasalame/
consultorioflaviasalame@gmail.com
92 33085036
92 981715630

#fakenews #gripe #influenza #H3N2 #H1N1 #pneumologistaemmanaus #pneumologia

(92)981715630
Mande um whats app
Powered by