Tosse: A culpa é sempre do pulmão?

A tosse é um mecanismo de defesa de nosso sistema respiratório e está presente em uma grande variedade de doenças pulmonares e também não pulmonares, ou seja, a culpa nem sempre é do pulmão.

Dependendo da intensidade e frequência pode causar constrangimentos, interromper o sono, provocar perda involuntária de urina, além de faltas ao trabalho. É uma das queixas mais recorrentes nos consultórios médicos e a investigação da causa depende muito do tempo em que a tosse está presente.

Em algumas situações, a tosse se prolonga por mais de 8 semanas, sendo então chamada de tosse crônica. De fato, as doenças pulmonares são as causas mais comuns, mas entre as causas mais recorrentes de tosse persistente estão as rinites (alérgicas e não alérgicas) e a doença do refluxo gastroesofágico, problemas extrapulmonares muito comuns. Em menor frequência, as tosses prolongadas também podem ser causadas por disfunções na laringe e cordas vocais ou deficiência de imunoglobulinas.

O surgimento de tosse persistente também pode ser induzido pelo uso de alguns medicamentos. As drogas mais associadas a tosse pertencem a duas famílias de antihipertensivos:

1. Os inibidores da enzima conversora de angiotensina (a família “Pril”): Captopril, ramipril, enalapril, lisinopril, etc.

2. Beta bloqueadores: atenolol, propanolol, caverdilol, etc.

Temos ainda, algumas causas de origem mais desafiadoras, como a tosse neurogênica, tosse psicogênica, por hábito ou tic e a síndrome da tosse por hipersensibilidade, que são pouco estudadas e por conta disso existe pouca informação científica de qualidade sobre as melhores formas de tratamento.

Uma tosse persistente é sinal de que algo está errado, seja no sistema respiratório ou fora dele. Se você tem tosse persistente, agende uma avaliação com um especialista em Pneumologia para investigação.

Em breve publicaremos mais informações sobre as causas pulmonares da tosse crônica e também sobre a tosse aguda. Continue nos acompanhando!

Dra Flávia Salame

Médica Pneumologista (CRM- AM 7921/ RQE n° 3104)

Contato: (92) 33085630/(92) 981715630                                                                                www.draflaviasalame.com

[socialpoll id=”2498521″]

#tosse #tossecronica #cough #chroniccough #pneumologia #pneumologista #pneumologistaemmanaus #draflaviasalame

Referências:

1. Martin, MJ, et al. Causes of chronic productive cough: An approach to management. Respiratory Medicine. September 2015Volume 109, Issue 9, Pages 1105–1113.

2. Birring, SS. et al. Adult and paediatric cough guidelines: Ready for an overhaul?Pulmonary Pharmacology & Therapeutics. Volume 35, December 2015, Pages 137-144.

3. Haydour, Q. et al. Management and diagnosis of psychogenic cough, habit cough, and tic cough: a systematic review. CHEST. Volume 146, Issue 2, Pages 355–372, August 2014.

4. II Diretrizes Brasileiras no Manejo da Tosse. J. bras. pneumol. vol.32  suppl.6 São Paulo Nov. 2006.

(92)981715630
Mande um whats app
Powered by