Ícone do site Dra Flávia Salame

Bombinha de Asma vicia?

Você acha que o uso de inaladores (as famosas bombinhas) deixa a pessoa viciada? Muitas pessoas pensam isso!

O fato é que, assim como escovar os dentes, o uso de medicamentos inalatórios para asma funcionaria como algo que se faz por saber que é necessário, não um vício.

Esse tipo de medicamento tem como característica marcante um início de ação rápido e notória melhora dos sintomas. Por conta do alívio rápido quem usa acaba por temer sempre precisar do medicamento.

O que acontece é que a quantidade e o tempo de uso vão depender do nível de controle da doença. Alguns asmáticos precisam usar raramente para alívio enquanto que outros precisarão utilizar medicamentos inalatorios diariamente para manter a doença controlada. O uso diário não ocorre por vício, mas sim pela presença de uma atividade inflamatória maior nas vias aéreas dessa pessoa em particular.

É importante lembrar que a asma é uma doença crônica, como diabetes e hipertensão arterial, por exemplo, que para serem controladas também precisam de remédios todos os dias.

Não deixe de usar por medo de dependência, pois isso é um mito! Sempre use seus inaladores conforme prescrito pelo seu médico. Isso ajuda a manter sua doença controlada evitando complicações respiratórias no futuro.

#asma #bombinhanaovicia #asthma #inhalersdontcauseaddiction #medicacoesinalatorias

Sair da versão mobile