Teste tuberculínico

1. O que é o teste tuberculínico ou PPD?

É um exame utilizado para saber se a pessoa já foi infectada em algum momento da vida pelo bacilo da tuberculose.
2. Quem precisa fazer esse exame?

Para entender quem precisa fazer esse exame é importante saber que algumas pessoas se infectam com o bacilo e não adoecem e outras adoecem. Nas pessoas infectadas e que não adoecem dizemos que apresentam Tuberculose Latente e a chance dessas pessoas adoecerem em algum momento da vida é em torno de 5 a 10%.

O exame ajuda a identificar principalmente essas pessoas com Tuberculose latente e em geral é feito em pessoas em situação de risco para adoecimento por Tuberculose:

1. Pessoas que moram com doentes que tenham tuberculose.

2. Pessoas que vivem com HIV/AIDS.

3. Pessoas que tenham doenças que comprometam o sistema imunológico como Diabetes (em uso de insulina), artrite reumatóide, usuários de medicamentos imunobiológicos (infliximabe, adalimumabe, etc), pessoas com câncer de cabeça e pescoço, dentre outras doenças.

4. Profissionais de saúde.

5. População carcerária.

6. Suspeita de tuberculose em outros órgãos que não o pulmão, onde há dificuldade de se obter material para procurar o bacilo (Sim. A tuberculose pode acometer vários órgaos diferentes de nosso corpo, o pulmão é o mais comum, mas não é o único).

3. Como o exame é feito?

O exame é feito em 2 etapas. A primeira etapa consiste na aplicação de uma injeção embaixo da pele (intradérmica) de uma substância chamada tuberculina ou Derivado Protêico Purificado (do inglês “Purified Protein Derivative“, daí a sigla PPD, que é usada mundialmente). É uma quantidade bem pequena de líquido (0,1 mL), fazendo uma elevação na pele como na imagem desse post. Após isso o paciente vai para casa e retorna 48 a 72 horas depois para verificar se surgiu uma área de enduração onde a injeção foi feita e se isso tiver ocorrido, o tamanho dessa área será medido em milimetros.

4. O que significa um teste PPD reator?
Um teste PPD reator significa que a pessoa já foi infectada em algum momento da vida pelo bacilo da tuberculose. A pessoa pode ter infecção latente por tuberculose, mas não necessariamente a doença.

5. Como uma pessoa pode ser infectada e não ter tuberculose?
Depois que os bacilos da tuberculose entram no organismo, na maioria dos casos, as defesas do corpo evitam que eles se espalhem construindo uma parede ao redor deles. Esses baciloa podem permanecer vivos dentro dessas paredes por anos em um estado “inativo” (latente). Nessa situação, os bacilos da TB não podem prejudicar a pessoa e não podem ser transmitidos de uma pessoa para outra. A pessoa está infectada, mas não está doente.
6. Quando uma pessoa com um teste positivo deve fazer outro teste?
Não há necessidade de fazer outro teste. Uma vez que você tenha um resultado positivo, geralmente sempre terá um resultado positivo. O tratamento para tuberculose latente ou para tuberculose doença não mudará o resultado para negativo.

Dessa forma, não necessita ser solicitado em pessoas que já trataram a doença, pois já sabemos que o resultado será positivo e mesmo após a cura isso não irá mudar.

Referências:

NH DHHS, Division of Public Health Services TB Test: Positive Results. September 2006.
(92)981715630
Mande um whats app
Powered by