O que é Espirometria?
A prova de Função respiratória ou espirometria é um exame simples, cujo objetivo é medir a quantidade e a velocidade com que o ar entra e sai de seus pulmões.
Qual a utilidade da Espirometria?
Os dados obtidos com o exame possibilitam a identificação de obstrução à passagem do ar ou de alguma doença restringindo os seus pulmões. Dessa forma, pode ser utilizado para o rastreio de doenças pulmonares, para avaliação de resposta ao tratamento instituído pelo seu médico e acompanhar a evolução de sua doença pulmonar ao longo do tempo.
Como o exame é feito?
Durante o exame você ficará na posição sentada, será colocado um clipe nasal de leve pressão para evitar escape do ar pelas narinas e serão fornecidas instruções das diferentes manobras de sopro a serem realizadas.
O exame é realizado em 2 etapas. A primeira sem medicação broncodilatadora e a segunda com medicação broncodilatadora com um intervalo de 15 a 20 minutos entre elas. Em alguns raros casos só é realizada a primeira etapa, mas isso deve estar especificado no pedido realizado pelo seu médico.
Fique atento às orientações do profissional que irá realizar o seu exame e não se envergonhe caso múltiplas tentativas sejam necessárias. Tudo ficará registrado em gráficos que possibilitarão ao médico realizar interpretações sobre sua função pulmonar.
Para quem esse exame é indicado?
As principais indicações do exame são:
– Investigação de sintomas respiratórios
– Avaliação de fumante ou ex-fumante.
– Prevenção em quem trabalha sendo exposto a gases, pós, poeiras ou vapores.
– Avaliação de resposta ao tratamento de doenças respiratórias.
– Avaliação de risco cirúrgico respiratório.
O exame me oferece algum risco?
Fique tranquilo (a), pois a realização do exame segue protocolos internacionais de controle de infecção. Os filtros do equipamento e bocais são trocados a cada paciente para que não haja risco de contaminação durante o exame e as peças contamináveis são submetidas a processo criterioso de desinfecção.
Qualquer pessoa pode realizar o exame de Espirometria?
Não. Apesar de simples, o exame exige certo esforço do paciente. Dessa forma, algumas condições médicas contraindicam a realização do exame:
– Infarto recente.
– Crise hipertensiva.
– Descolamento de retina.
– Aneurisma de aorta.
– Cirurgia recente no abdômen, tórax ou olhos
– Grávidas com risco de abortamento.
– Infecção respiratória nas últimas 3 semanas.
– Tromboembolia pulmonar recente.
O exame exige algum preparo?
Sim. Para melhores resultados é necessário o seguinte preparo:
1. Antes do exame faça apenas uma alimentação leve e utilize roupas confortáveis.
2. Suspenda 12 horas antes do exame o uso de medicações com efeito broncodilatador prolongado. Exemplos: Serevent, Foradil, Fluir, Seretide, Foraseq, Symbicort, Bamifix, Teolong, Teofilina, Alenia, Vannair, Aminofilina, etc. OBS: Em caso de uso de Spiriva, Indacaterol (Onbrize), Seebri ou Ultibro o mesmo deve ser suspenso 24 horas antes do exame.
3. Suspenda 06 horas antes do exame o uso de broncodilatadores de resgate (ação rápida – bombinhas de resgate). Exemplos: Berotec, Aerolin, Aerodin, Salbutamol, Aero-Jet, Bricanyl, Aerotide, Aerodini, Aerogold, Duovent, Combivent e Aero Clenil.
4. Não ingerir café ou chá nas 6 horas que antecederem o exame.
5. Não utilize cigarro nas 2 horas que antecedem o exame.
6. Não ingerir álcool nas 4 horas que antecedem o exame.
7. Se você estiver gripado ou resfriado, entre em contato para reagendar seu exame.
Como faço para agendar meu exame?
Para mais informações sobre agendamento clique aqui: Agendamento