O teste do suor é um exame recomendado para o diagnóstico de Fibrose Cística, doença genética, sistêmica, que, se diagnosticada cedo e tratada adequadamente, pode melhorar muito a qualidade de vida e a sobrevida dos portadores.
O envolvimento pulmonar é o que mais atrapalha a vida do paciente geralmente, porém, este órgão é normal ao nascimento. Muito do que acontece evolutivamente se deve a acúmulo de secreção, infecção e inflamação atuando em um ciclo viscioso.
Todo paciente tem o direito de ser tratado adequadamente e viver melhor. Por isto, este diagnóstico diferencial deve ser lembrado em situações clínicas muito sutis da prátca médica cotidiana, como em situações de bronquiolite viral aguda em lactente com evolução prolongada ou recuperação lenta, sibilância recorrente, tosse crônica, dificuldade de ganho ponderal, infecções respiratórias de repetição, diarréia crônica, desidratação, suor salgado, entre outras.
O teste do suor pode ajudar a fazer a diferença! Este exame é inócuo e deve ser realizado em centros de referência especializados.
O vídeo abaixa demonstra como o exame é realizado.